Há três formas de se trabalhar em home-office. Todas envolvem videoconferência para reuniões para determinações diversas, treinamentos ou apresentação de trabalho. Por isso, webcam no computador ou pelo menos uso de smartphone é imprescindível. Quando é exigido marcação autêntica de ponto pode ser necessário o uso de leitor biométrico.
A primeira categoria consiste em o trabalhador caseiro possuir credencial profissional, equipamentos e softwares básicos para desempenhar a função. Seu contato com seu contratador pode acontecer presencialmente em alguns momentos.
À distância ocorreria mais previsivelmente:
- as disponibilizações, por parte do contratador, de materiais para que o trabalho seja feito;
- a entrega do trabalho pronto, que cabe ao colaborador.
Envolve nos dois casos um serviço de hospedagem na nuvem, de propriedade do contratador, ou serviços poderosos de e-mail, que gerenciam transmissões de grandes arquivos, que caberia às duas partes portar a opção.
Vantagens desse formato para o empresário:
- Isenção de investimento em licenças de aplicações proprietárias para o desenvolvimento do trabalho.
- Isenção de investimento em equipamentos de grande performance.
Desvantagens:
- Caso o trabalho tenha que ser interrompido pelo colaborador e este necessitar de solução imediata para substituir seu ambiente para cumprir prazos, se a solução for trabalhar no ambiente do empregador as vantagens anteriores se perdem, pois, previamente ele terá que possuir maquinário e aplicativos de computador.
Porém, é possível recorrer o empregador a aluguéis de espaços equipados ou de equipamentos pelo tempo que o operador precisar ser posto em operação alternativa e esse custo ser discutido previamente em contrato pelas partes. Os aplicativos, em vez de adquirido licenças, podem ser assinados para uso sob demanda na nuvem.
O setor publicitário é o melhor exemplo de contar com home-officers operando nesse formato. Designers gráficos são os mais empregados.
A próxima categoria engloba trabalhadores que operam na intranet do empregador via navegador de internet ou em sistemas dele instalados na máquina do colaborador home-officer.
Vantagens desse formato para o empresário:
- O empregado tem maior vínculo com a empresa contratadora.
- A liberdade para usar dados da empresa é menor.
- A empresa fica livre de ter que portar equipamentos.
- Uma vez credenciado a acessar os sistemas do contratador mediante uso de login e senha, o home-officer não enfrenta problemas para produzir seu trabalho mesmo se estiver inoperante em casa, pois, de qualquer parte ele pode acessar os sistemas.
- Total autonomia para estabelecer prazos.
- É possível contar com colaborador reserva em caso de absenteísmos ou equipes reservas quando a demanda for atípica.
Desvantagens:
- O distribuidor dos sistemas tem que garantir o uso dos mesmos pelo colaborador. Qualquer inoperância que impeça o mesmo de funcionar em seu horário de trabalho é responsabilidade do empregador. As horas improdutivas devido a impedimentos desse tipo terão que ser pagas.
O exemplo mais clássico de serviços prestados nessa categoria são os representantes comerciais, que realizam vendas à distância operando sistemas distribuídos na intranet de suas representadas. Outro exemplo conhecido é dos que prestam serviços de educação à distância.
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