Olá! Vamos começar a falar sobre trabalho em casa e introduzir o marcador “cursos” aqui no blog Faz de casa com este vídeo “Iniciando no home-office”. Vale deixar claro que trabalhar em casa não há só a opção home-office (escritório caseiro). Há quem presta serviços comuns, como venda de roupas ou cortar cabelos, e quem tem implantado em casa fabriquetas e manufatura algum produto para comercializar, geralmente artesanato. Essas opções serão discutidas em postagens próprias.
HISTÓRIA
Trabalhar em casa era o modelo de trabalho padrão. Já nos burgos da Idade Média, a loja ou oficina ficava no térreo e a casa no andar de cima (ou nos fundos). No advento da Revolução Industrial, século XIX, é que esta fórmula foi mudada com os trabalhadores indo parar nas fábricas, onde as condições de trabalho eram insalubres e exploratórias.
Na contemporaneidade o local de trabalho mixou-se, culminando, nos anos 2000, no modernismo funcional, que preza a racionalidade do trabalho do ponto de vista da locomoção. Ainda há quem gasta três horas do dia indo e voltando do local de labuta para prestar atividade que pode ser feita em casa graças às invenções que se tornaram possíveis.
Em 1980, Alvin Toffler já profetizava em seu best seller “A Terceira Onda”, alertando que a tecnologia permitiria que as pessoas voltassem a trabalhar em seu ambiente doméstico. Com o fim da era industrial e o início da era da informação, da valorização dos serviços, da criatividade e da produtividade (que alguns chamam de “quarta onda”), trabalhar em casa passou a ser uma tendência.
Conforme a Wikipédia: “Home office é o escritório em casa. É possível trabalhar nessa categoria a partir de três tipos de arranjo: sendo funcionário de uma empresa (modalidade chamada de teletrabalho), sendo freelancer (que trabalha avulso) ou como empresário de uma empresa home based (que tem sua sede em uma residência). Com a expansão das redes de comunicação e a popularização dos dispositivos portáteis como laptops, smartphones e tablets, este tipo de trabalho atravessou as paredes da casa e ganhou o mundo, permitindo que atividades sejam realizadas de qualquer lugar onde exista um sinal de internet disponível.
A modalidade já é realidade para 58 milhões de pessoas no mundo todo, segundo dados do IDC (International Data Corporation/projeção para 2011). No Brasil, estatísticas garantem que 4,5 milhões de pessoas trabalham em casa (Jornal Nacional/2009), um número que aumenta 10% ao ano. E segundo previsões para 2015, cerca de 30% das pessoas em todo o mundo trabalhariam pelo menos uma vez por semana de casa ou de outro local fora da empresa (Época Negócios/49)”.
O home-office faz parte do conceito de teletrabalho – trabalho à distância. Modalidade de trabalho que inclui, além do profissional remoto de escritório que presta serviços administrativos e de atendimento e os que prestam serviço de produção editorial ou de desenvolvimento informático, o fabricante caseiro – que produz para uma companhia em sua casa seu produto – e o prestador de serviço caseiro – que operando para uma empresa recebe em casa o cliente dela para prestar-lhe um serviço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário